quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

The Cave - Um Adventure diferente

Tá quase na hora de lançar The Cave, um adventure que à primeira vista não tem nada de adventure. Quando vi pela primeira um trailer do jogo, o primeiro jogo que veio na minha cabeça foi Little Big Planet: gráficos semelhantes(três dimensões, porém em plataforma), personagens bonitinhos e tal. Não dei muita importância, parecia um jogo como outro qualquer. Eu estava errado.

Foi quando eu vi quem eram os responsáveis pelo jogo: Ron Gilbert, mente por trás de Manic Mansion (o precursor dos adventures point-and-click) e Monkey Island e a Double Fine Productions, empresa fundada pelo Tim Schafer (outro gênio dos adventures, o cara por trás de Grim Fandango).

Os personagens jogáveis.

Depois de descobrir quem era o pessoal que estava desenvolvendo o jogo, fui pesquisar mais sobre. Rapidamente descobri que não se tratava daquilo que imaginei quando vi o trailer pela primeira vez.



Sim, é um jogo adventure. E funciona assim: você pode escolher três personagens de um total de sete (bem como Maniac Mansion mesmo), "cada um tem uma personalidade, habilidades especiais distintas  e um segredo obscuro". Com esses três personagens você vai resolvendo puzzles para ir aos poucos desvendando a história (isso tudo muda de acordo com a configuração dos três personagens que você escolher).

O Monge.
O interessante é que o jogo tem um modo cooperativo. Wat? Um adventure cooperativo? Sim, mas é co-op de até 3 jogadores somente local. Claro, você tem que resolver puzzles, nada melhor que alguém sentado no sofá ao seu lado pra te ajudar. Te ajudar jogando mesmo, não só dando pitacos no seu gameplay... Acho que esse é o motivo de não ter multiplayer online, a comunicação ficaria mais difícil entre os jogadores.


Os personagens jogáveis são de estilos bem sortidos: temos o Caipira, a Cientista, o Monge, os Gêmeos, a Aventureira (uma espécia de Indiana Jones), o Cavaleiro e por fim, a Viajante do Tempo.
Pelo que aparece nos characters trailer (vídeos no final do texto), cada um tem uma fase característica.

A Cientista

Me parece que o jogo vai ser uma experiência diferente e bem interessante. Assista agora à alguns trailers.



A data de lançamento está como janeiro de 2013, e o jogo já está em pré-venda na Steam. Vale a pena a pena pessoal!